Postado por / quarta-feira, 25 de novembro de 2015 / Sem comentários / ,

Famílias em situação de risco são transferidas de casa em Macaé, no RJ

Começou na manhã desta quarta-feira (25) a transferência de 10 das 77 famílias em situação de risco da Ladeira do Santana, em Macaé, no interior do Rio. Elas foram para unidades habitacionais do condomínio do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida” Bosque Azul, na linha Azul.

De acordo com a Prefeitura, a medida foi tomada em caráter emergencial após o desabamento de parte de uma casa durante as fortes chuvas do fim de semana, já que há possibilidade de novos desastres. De acordo com a Defesa Civill de Macaé, a cidade obteve um índice pluviométrico de 34 mm, considerado acima da média para a região. Além dos afetados pelo último temporal, outras vítimas de tragédias, como os moradores da Ladeira do Santana, foram incluídas.

Uma das beneficiadas foi Nilza da Silva, que há trinta anos morava no local e teve sua casa interditada em 2013. "Hoje me sinto aliviada por estar indo para um lugar seguro. Agora posso deitar e dormir em paz", declarou.

O pedreiro Johny Flores se recordou da época do desabamento em 2013 quando também teve sua casa interditada, mas por não ter para onde ir, permaneceu no local. "É uma vitória muito grande. Não descansávamos um minuto com medo do que pudesse ocorrer. Estou muito feliz com essa conquista", declarou o pedreiro.

Segundo o secretário de Defesa Civil, Luciano Castilhos, não há prazo para que as demais famílias também sejam retiradas. "Assim que forem desocupados, os imóveis serão demolidos", explicou.

De acordo com a Prefeitura, dos 2.204 apartamentos do condomínio habitacional, 488 serão reservados para as famílias que vivem em área de risco e também para aquelas que estão cadastradas na demanda espontânea, com renda de um a três salários mínimos.

O problema da Ladeira do Santana é antigo. No início de dezembro de 2013, quando fortes chuvas atingiram a cidade, uma criança de sete anos morreu soterrada em um deslizamento de terra e 14 pessoas ficaram desabrigadas. Desde então, a área vem sendo monitorada pela Defesa Civil. Desde o último fim de semana, durante 24 horas, o órgão mobilizou 20 agentes para intensificar atividades como monitoramento das condições meteorológicas, anúncios em carros de som, distribuição de folhetos e remoção de famílias em situação de risco. Em caso de necessidade, o número para contato é 199.

Com recursos do Governo Federal, por meio dos Ministérios da Cidade, dos Esportes e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o empreendimento “Minha Casa, Minha Vida” Bosque Azul foi construído com 16 imóveis por bloco. Os apartamentos têm 40 metros quadrados, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e acessibilidade para portadores de deficiências físicas. As quadras têm infraestrutura de esgotamento sanitário e águas pluviais, asfaltamento, calçadas e iluminação pública.

O prefeito de Macaé, Dr. Aluízio dos Santos Júnior, esteve no local e acompanhou a transferência. "Os imóveis possuem luz e água. Nesse momento é uma questão de segurança pública, para garantir que pessoas saiam de situações de risco de vida", conclui o prefeito.
Compartilhe :
Tags : ,
Related Posts

Social Media

raintemplates-t7

[3][Saúde][raintemplates-t7][Saúde]

raintemplates-t7

raintemplates-t7